Musculação na adolescência

Indicado ou contra indicado?

Conteúdo by Kikos

Até hoje em dia a musculação na adolescência é um assunto polêmico. Algumas pessoas indicam, outras alegam que o jovem deve esperar até estar maior de idade para começar seu treinamento muscular. Mas em qual direção seguir caso seu filho insista em praticar a aula. Pode deixar que ele pratique o esporte ou deve falar para que ele espere ficar maior?

Alguns praticam a musculação para melhorar seu cardio, fortalecimento ou como apoio para praticar outro esporte. No caso dos jovens eles acabam aderindo as academias por estética, desempenho e saúde. Com o passar dos anos a musculação se tornou um esporte popular ela faz parte da manutenção da saúde.

Mas se o jovem praticar a musculação ele será prejudicado no crescimento? Isso é um mito. Não existe nenhum estudo que comprove que a musculação faça com que o jovem não se desenvolva para a vida adulta. Mas deve-se lembrar que cada pessoa tem uma adaptação diferente, existe um treino diferente para cada indivíduo e é muito importante respeitar a individualidade de cada um.

Primeiramente deve-se entender do público que estamos falando, e lembrar que para eles o treino é altamente saudável, desde que respeite seus limites e sua individualidade. Na adolescência temos a diferenciação nas fibras musculares de contração lenta e rápida, e o aumento dos aspectos específicos de cada sexo, para as meninas se inicia a fase menstrual. Então todo o treino passado deve ter como base essas informações acima.

O mais importante e eficaz para os adolescentes é a metodologia usada, a musculação para eles traz somente benefícios, porém a prática errônea pode causar problemas e lesões.

O peso a ser levantado não importa, o realmente vale é a execução correta do exercício. Muitos jovens são ansiosos e acreditam que quanto mais carga levantar, melhor será seu resultado. Esse pensamento é errado. Vale lembrar que antes de colocar peso o movimento deve estar perfeito. O treino precisa ser periodizado. O foco deve ser para médio e longo prazo, o mais importante é a calma para melhorar seu treino. Jamais o uso de anabolizantes deve ocorrer, pois ninguém, principalmente os jovens precisam tomar nada que melhore ou acelere seu desempenho.

Antes de iniciar na academia o adolescente junto com seus pais precisam consultar um médico para que esse possa indicar o esporte mais adequado e analisar como se encontra a saúde do paciente. Além disso, é necessário que tenha um acompanhamento profissional sério na hora em que estiver praticando os exercícios.

Outros benefícios de se fazer academia são: aumento da autoestima, socialização, melhora da concentração e do foco, o risco de lesão é o mesmo comparado a outras atividades físicas, diminui o risco de desenvolvimento da obesidade, diminui a gordura corporal, entre muitos outros. Porém se não seguir as restrições passadas pode causar uma lesão nos músculos. E não pode deixar que ocorra uma obsessão do jovem com o treino, é um lazer mas não uma obrigação.

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