Por que você ganha peso quando faz dieta?

Antes de começar outra dieta, é hora de entender a falha fundamental em quase todos os planos nutricionais. Veja como uma mudança pode pôr fim à sua frustração de ganho de peso.

Conteúdo by Kikos

Por que a maioria das dietas causa perda de peso seguida de um período em que você ganha peso? É um mistério que leva a maioria das pessoas a acreditar que toda a indústria da dieta é um engano.

Embora existam muitas dietas ruins que podem ser facilmente responsabilizadas pelo aumento de peso, a maioria das dietas são projetadas para funcionar. Nós sabemos disso porque as pessoas perdem peso e conseguem manter. Então, o que causa a grande divisão entre aqueles que após a dieta permanecem com o peso perdido e aqueles que os recuperam?

A resposta é algo conhecido como “teoria do ponto de ajuste”. Mas porque você realmente ganha peso após um regime? Primeiro, algumas más notícias: todas as abordagens nutricionais ou planos de dieta param de “trabalhar” em algum momento. A perda de peso para.

Você não vê mudanças, e acredita que o plano já não está mais funcionando. A boa notícia: quando parece deixar de funcionar, na verdade ainda está funcionando.

Sabemos que, à medida que você perde peso, seu metabolismo tende a diminuir a velocidade embora não seja absoluto. Também sabemos que se você é paciente é mais provável que você mantenha. Mas a maioria das pessoas cessa antes de perda de peso significativa ocorrer. Geralmente parece algo como isto:

Passo 1: você perde peso (às vezes, muito e muito rápido)

Passo 2: você para de perder peso

Passo 3: você ainda não está vendo mudanças

Passo 4: ganho de peso

Passo 5: Você está chateado e frustrado

Este processo geralmente ocorre em menos de 6 semanas. Perder um a dois quilos por semana é considerado saudável. Nas semanas em que a escala não muda, não é necessariamente um sinal de que seu corpo atingiu seu limite de perda de peso. Em outras palavras, você deve parar e estabilizar antes de voltar a perder peso novamente.

Seu corpo não gosta de mudança. Quando essa mudança ocorre, especificamente quando você tenta perder peso, seu corpo faz tudo o que estiver ao seu alcance para ajustar e “voltar ao normal”. Esse é o processo conhecido como teoria do ponto de ajuste.

A teoria do set point é a razão pela qual muitas pessoas falham em metas de perda de peso a longo prazo. Às vezes, a escala não se move simplesmente porque seu corpo está se ajustando para mudar.

Todos nós temos um peso corporal “normal”. Se gostamos desse peso ou não, é uma história diferente, mas esse é o peso que viemos a “aceitar” como nosso.

Sua mente quer alcançar seus objetivos, mas seu corpo quer se apegar ao que é familiar. Então, quando você tenta mudar, as reações fisiológicas ocorrem para sugá-lo de volta ao corpo que conhece por tanto tempo.

Quanto mais peso você perder, mais difícil seu corpo funciona para resistir a essa mudança, ou até mesmo puxá-lo de volta ao seu peso antigo. Isso vai diminuindo seu metabolismo e aumentando sua fome.

Você pode desfazer o processo mudando seu corpo e permitindo que seu corpo se ajuste. Seu corpo está se adaptando à sua nova realidade. Uma vez que isso acontece, é quando você está pronto para dar o próximo salto e ver um “boom” de perda de peso nova.

O ponto de ajuste de todos é diferente, então não há uma regra por quanto tempo você precisa esperar. Uma vez que você atinge o seu ponto de ajuste, seu corpo provavelmente precisará de quatro a oito semanas para se ajustar ao seu novo peso. Então você estabelecerá um novo ponto de ajuste, e seu corpo responderá como se fosse seu novo normal.

Torna-se muito mais fácil ficar com o seu peso atual porque seu corpo já não pensa que está fora da zona de conforto e você pode começar a perder peso novamente. Por outro lado, torna-se muito mais difícil ganhar peso também.

O resultado: você não sente como se estivesse constantemente seguindo um plano doloroso. É por isso que a perda de gordura a longo prazo nunca ocorre em 30 dias ou qualquer coisa mágica. É um processo.

Quase qualquer plano pode fornecer resultados rápidos. Concentre-se no que você acha que pode fazer por 6 a 12 meses. Quando você faz, você não ficará tão frustrado quando atingir o ponto de ajuste. Em vez disso, você estará comprando tempo – não comprando uma nova abordagem.

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Fonte: Born Fitness

 

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