Prevenção contra incêndios nos condomínios.

O síndico é responsável pela prevenção contra incêndio

Conteúdo by Kikos

Muitas vezes as questões de incêndio nos condomínios passam despercebidas, pois são casos pontuais que ocorrem raramente ou nunca chegam a acontecer. Segundo lei o síndico é o responsável por guardar e cuidar das áreas comuns do prédio, isso inclui o cuidado com a prevenção de incêndio.

Veja abaixo alguns pontos que devem estar presentes em seu condomínio para sua segurança e principalmente contra incêndio.

  1. Brigada do incêndio:

Em prédios comerciais 50% da população deve participar do curso da brigada. Caso seja residencial a norma do condomínio a norma diz que 80% da equipe de trabalho deve fazer parte e ter um representando por pavimento.

O curso deve ser aplicado uma vez ao ano. A aula normalmente tem a duração de 8 horas e comtempla aspectos teóricos e práticos.

  1. Extintores, mangueiras e hidrantes:

Todos devem ter manutenção anualmente à empresa responsável pelos produtos deve ser certificada pelo Imetro. O zelador é responsável por checar semanalmente os pavimentos e se todos os itens estão corretos.

As mangueiras também devem ser postas a prova e precisam ser desenroladas e colocadas em testes hidrostáticos.

  1. Porta corta fogo:

Um dos dispositivos mais importantes, pois ajuda na locomoção e saída dos moradores em caso de incêndio. Jamais pode-se trancar essa porta e ela deve estar sempre desobstruída. A cada 6 meses é importante realizar a manutenção em suas molas.

  1. Seguro:

Todo condomínio precisa ter cobertura contra seguro.

  1. Alarme contra incêndio e sprinklers:

Muito comum em edifícios comerciais, mas pouco usados em condomínios residenciais.

  1. Escadas:

Todas as escadas do condomínio devem ficar desobstruídas, nada deve ficar na escada. Nas áreas privativas é proibido instalar portas nas escadas ou portões. Os corrimões devem ser contínuos e o sistema de iluminação deve estar sempre com a manutenção em dia.

  1. AVCB:

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um laudo emitido a cada três anos para todos os tipos de condomínios. Eles são os responsáveis por cuidarem do condomínio e ver se está tudo em ordem para a segurança caso haja incêndios. Condominios com a AVCB vencidos podem não receber o dinheiro do seguro.

  1. Produtos inflamáveis:

Evite guardar produtos químicos no condomínio. Tente estocar somente o necessário para duas semanas de uso.

  1. Elevadores:

Nunca devem ser utilizados durante um incêndio, sempre opte pelas escadas ou saídas de emergência.

Para conhecer a Kikos acesse http://www.kikos.com.br/ ou ligue para (11) 3097-8292